quarta-feira, 3 de novembro de 2010

A OVELHA PERDIDA

A Ovelha Perdida

Cristo, muitas vezes, utilizou parábolas para falar ao povo e aos discípulos. Numa certa época quando pregava aos pecadores, Jesus aproveitando-se da presença dos fariseus e escribas que viviam a persegui-Lo, contou a parábola da ovelha perdida, ela fala do resgate de uma ovelha por seu pastor que sai em busca de sua ovelha perdida e não descansa até que a encontre e a traga de volta para casa. (Veja a passagem completa em Lucas 15:1-7). 

Os judeus tinham muito apreço por seus animais, especialmente as ovelhas, por esse motivo Davi sabia muito bem o que significava o relacionamento do povo com Deus, era semelhante ao de um pastor com seu rebanho. "O Senhor é o meu pastor, nada me faltará. Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranqüilas". (Salmo 23:1-2).

Pedro ensinando os irmãos, da mesma forma, faz uma relação entre Jesus e o povo, onde o povo é as ovelhas e Cristo o Pastor. "Porque éreis como ovelhas desgarradas; mas agora tendes voltado ao Pastor e Bispo das vossas almas". (I Pedro 2:25). Em Mateus, Jesus, considera o povo sem Deus como ovelhas desgarradas. "E, vendo as multidões, teve grande compaixão delas, porque andavam cansadas e desgarradas, como ovelhas que não têm pastor". (Mateus 9:36). Em João, o próprio Cristo, diz ser o Bom Pastor e que veio para resgatar as ovelhas. "Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas". (João 10.11).

O que significa a palavra resgatar? Significa ir ao encontro, buscar, procurar; pagar. Então, ser resgatado pelo nosso Bom Pastor Jesus significa que recebemos dele o perdão pelos nossos pecados, que já foram pagos por Ele. Significa também que Ele veio ao nosso encontro, a nossa procura para nos ajudar a sair do caminho ruim e para isso teve que habitar em nosso meio como homem. "E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade". (João 1:14).

E como acontecia com uma ovelha perdida que seu pastor a levava de volta para casa, assim também acontece com aqueles que aceitar, pela fé, a Cristo como Salvador. Paulo afirma isto aos irmãos "Porque todos sois filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus". (Gálatas 3:26). Jesus nos leva de volta para casa, ou seja, recebemos seu perdão e nos tornamos verdadeiros filhos de Deus, esse é o começo! "Vede quão grande amor nos tem concedido o Pai, que fôssemos chamados filhos de Deus. Por isso o mundo não nos conhece; porque não o conhece a ele" (I João 3:1). Somente quando nos convertemos é que nos tornamos filhos de Deus, pois até então éramos ovelhas perdidas, ou filhos da perdição. "Qualquer que é nascido de Deus não comete pecado; porque a sua semente permanece nele; e não pode pecar, porque é nascido de Deus. Nisto são manifestos os filhos de Deus, e os filhos do diabo. Qualquer que não pratica a justiça, e não ama a seu irmão, não é de Deus". (I João 3:9-10).

Deus fica tão contente quando aceitemos Seu Filho Jesus como Senhor de nossas vidas, pois com isto nos livra da perdição eterna, que os anjos fazem festa no céu, por uma alma que se converte. "Digo-vos que assim haverá alegria no céu por um pecador que se arrepende, mais do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento". (Lucas 15:7; 10).

Por que preparo estas mensagens? Qual é a finalidade delas? "O que vimos e ouvimos, isso vos anunciamos, para que também tenhais comunhão conosco; e a nossa comunhão é com o Pai, e com seu Filho Jesus Cristo". (I João 1.3). Por que não ser uma ovelha resgatada por Cristo? Não continue perdido. Ache o caminho de Jesus e volte para Deus "E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem". (Mateus 7:14). Deixe que Cristo te encontre!


Ovelha perdida









Nenhum comentário:

Postar um comentário